A preocupação das empresas com a questão da saúde e do bem-estar dos colaboradores é cada vez maior, entretanto, ainda há muitas que não dão a atenção devida a essa questão.
Por conta disso, a própria empresa pode acabar sofrendo muitos impactos negativos quando têm profissionais que não estão felizes, motivados e satisfeitos.
Quanto maior é o estresse, a pressão e a falta de engajamento dos colaboradores, piores são os resultados para qualquer organização.
A seguir, nós iremos mostrar o que pode acontecer com a sua empresa se não há um cuidado adequado da saúde e do bem-estar dos profissionais que atuam nela. Acompanhe!
Aumento da rotatividade dos funcionários
Estudos já demonstraram que profissionais que estão em empresas nas quais não há cuidados e preocupações com questões de saúde e do bem-estar dos colaboradores acabam mudando mais de emprego.
Sendo assim, ambientes de trabalho estressantes, sem uma estrutura adequada que preze pela saúde física e mental dos funcionários, leva os profissionais qualificados a deixarem a empresa.
O aumento da rotatividade ou turnover dos funcionários é algo extremamente negativo para sua empresa, pois eleva os custos com o desligamento e a contratação de profissionais.
Fora isso, a equipe está sempre mudando e isso impede que a própria cultura da empresa seja realmente incorporada por todos no ambiente de trabalho, gerando impactos negativos ao negócio.
Menor produtividade na equipe
Um outro ponto negativo da empresa que não cuida da saúde e do bem-estar dos profissionais em sua empresa é uma redução na produtividade da equipe.
Os profissionais que estão constantemente estressados, doentes e desmotivados na empresa não produzem aquilo que podem ou o fazem com uma menor qualidade.
Logo, os resultados para a sua empresa, por conta dessa negligência com os colaboradores, vão ser muito negativos.
Aumento do estresse em toda a equipe
Uma equipe que trabalha em um ambiente no qual não há qualquer preocupação com o bem-estar e a saúde dos profissionais está constantemente estressada.
E isso gera impactos tanto para os próprios colaboradores, que começam a adoecer fisicamente e mentalmente, quanto para a empresa, que deixa de contar com seus melhores profissionais.
As pessoas que já estão estressadas não conseguem lidar bem com os problemas extras que vão surgindo ao longo do dia, o que gera mais erros ao realizar as tarefas e reduz a proatividade dos funcionários na rotina diária.
Aumento do absenteísmo dos profissionais
Por último, pessoas estressadas e doentes acabam faltando mais ao trabalho ou mesmo ausentando-se por longos períodos, o que é sempre um problema em qualquer organização.
A falta de cuidados com a saúde e o bem-estar, portanto, afasta seus melhores talentos e impede que a sua equipe completa trabalhe diariamente para trazer bons resultados para a empresa.
Então, as empresas que começam a investir nesse tipo de cultura que preza os cuidados com os profissionais consegue reduzir em quase pela metade os casos de absenteísmos e afastamentos não planejados.
Conclusão
Como você pode ver aqui, há uma preocupação cada vez maior das empresas em promoverem ações que melhorem a saúde física, mental e o bem-estar dos colaboradores, para garantir resultados melhores para o negócio.
Neste artigo, mostramos o que a sua empresa pode enfrentar quando não dá a devida atenção aos cuidados com seus profissionais, como menor produtividade e aumento das faltas e ausências no quadro da organização.
O que achou do conteúdo falando sobre o que acontece quando a empresa não cuida da saúde e do bem-estar dos seus profissionais?
Para entrar em contato, você pode conversar com o Guto Maiolo no número (11) 98638-8028, mandar um e-mail para guto@gutomaiolo.com.br ou visitá-lo em seu espaço, que está localizado na Rua Princesa Isabel de Bragança, 235 – sala 1301 – Centro, Mogi das Cruzes – SP, 08710-460.
Tags: bem-estar dos colaboradores, qualidade de vida, saúde e bem-estar